As inundações causadas pelas chuvas de monção causaram a morte de ao menos 50 pessoas na Índia. Outras três milhões foram afetadas nos últimos dez dias.
Helicópteros das Forças Armadas lançaram pacotes de comida no Estado de Orissa, enquanto centenas de moradores se refugiaram no topo de árvores com a esperança de serem resgatados após a destruição completa de suas casas.
"Eu vi centenas de pessoas em cima das árvores, pedindo para serem resgatadas", afirmou Jayanarayan Mohanty, um líder comunitário.
Os rios que transbordaram continuaram a invadir taludes no leste e nordeste do país nesta sexta-feira.
O magistrado de Midnapur, N.S.Nigam, informou que 15 dos mortos eram da área de West Midnapur, onde as inundações já afetaram mais de 160 mil pessoas, das quais 35 mil foram realojadas em acampamentos provisórios pelas autoridades.
"As equipes de resgate ainda não puderam localizar muitas pessoas, já que a administração não pode chegar a algumas áreas remotas como Sabong, Pingla e Narayangarhy Keshpur", disse Nigam, segundo a agência Ians.
De acordo com uma fonte de Defesa, cerca de 200 membros do Exército foram enviados à região para resgatar os afetados e fornecer alimento e material de ajuda.
Jacarés e crocodilo
Na cidade de Jamshedpur, três jacarés e um crocodilo escaparam de um zoológico após a inundação do local. O crocodilo já foi recapturado, mas os jacarés ainda representam um risco para a população, segundo oficiais da cidade.
Vítimas das inundações abrigam-se em um barranco no distrito de Midnapore; cerca de 3 milhões foram atingidos pelas chuvas
As chuvas de monções também tiveram um impacto nas minas de carvão do Estado de Jharkhand, onde a produção caiu para menos de 50%.
Os serviços de transportes estão paralisados em muitas áreas atingidas pelas chuvas.
"Nós não tivemos nenhum alívio até então", afirmou Usharani Manna, uma desabrigada da região de West Midnapore, à Reuters. "Nós estamos sem casa e com fome por três dias", acrescentou.
Os preços dos alimentos subiram em todas as regiões próximas às inundações. Muitas rodovias foram bloqueadas e os caminhões carregando comida e medicamentos foram impedidos de chegar aos locais para onde estavam destinados.
A monção, um fenômeno meteorológico que afeta a Índia entre julho e setembro, causa anualmente inúmeras mortes no país, além de destruir muitas colheitas e inundar campos agrícolas e outras propriedades, especialmente nas regiões do nordeste.
(Folha online, com Reuters e Efe, 20/06/2008)