Primeiros colocados no concurso de redação e fotografia realizado no ano passado visitaram hidrelétrica
As águas do Rio Forqueta serviram de inspiração para o aprendizado de alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Vale do Taquari. Destaques do concurso de redação e fotografia com o tema "Minha comunidade, o meio ambiente e eu", desenvolvido no ano passado pelo projeto Meio Ambiente na Escola, do jornal O Informativo do Vale, eles receberam como premiação extra uma visita técnica à Hidrelétrica Salto Forqueta, localizada entre Putinga e São José do Herval.
A atividade ocorreu quarta-feira (18/06), com o objetivo de mostrar as instalações do empreendimento, os benefícios da geração de energia e as medidas necessárias para amenizar o impacto ambiental da construção. Os três primeiros colocados de cada uma das categorias já tinham recebido computadores e máquinas fotográficas digitais. A edição de 2007 teve como parceiros Charrua, Olicenter, Certel, Bremil, Univates, Conpasul e Rissul.
Durante visita à hidrelétrica eles foram acompanhados pelo gerente de Geração de Energia da Certel, Júlio César Salecker; pela representante do jornal O Informativo do Vale, Claudine Becker; e por uma professora da Escola Estadual General Souza Doca, de Muçum. Os visitantes percorreram os espaços do investimento, escondido no meio da mata nativa. Inaugurada em dezembro de 2002, a obra é considerada uma das mais modernas do Estado. Erguida em 21 meses, com 32 mil metros cúbicos de concreto, custou R$ 8 milhões. A hidrelétrica é composta por reservatório, barragem, tomada d’água, túnel adutor, escada de peixes, chaminé de equilíbrio, tubulação e casa de força. Todos os espaços estiveram abertos para os jovens.
Graças à alta tecnologia, as operações e manobras são feitas em tempo real a partir de uma sala de automação ou do Centro de Operação do Sistema, situado em Teutônia. Segundo Salecker, com base nos procedimentos de dois grupos geradores, são disponibilizados 6,12 megawatts de potência, para 16,5 mil famílias. Isso representa 13,6% da energia distribuída hoje pela maior cooperativa de energia do país, nos seus 47 municípios de atuação.
Iniciativas
A usina Salto Forqueta também é um exemplo de comprometimento com a harmonia ambiental. "Por estarmos preocupados com a preservação do meio ambiente, organizamos projetos diferenciados, não visando apenas o cumprimento da lei", afirma Salecker. Os programas trabalharam com a reposição florestal, o salvamento da flora e fauna terrestre e aquática, e o respeito à área de preservação permanente, tendo como parceira a Univates.
O gerente destacou o plantio de 400 mil mudas de espécies nativas, cortadas para a formação do lago artificial. Além disso, citou o resgate e recolocação de mais de 150 mil epífitas - bromélias e orquídeas - e 40 mil plântulas, antes localizadas na margem do rio; a construção do orquidário no Jardim Botânico de Lajeado; a compra de 180 hectares em torno da barragem, para cumprir os cem metros da área de preservação permanente; e a escada de peixes.
Ao final do encontro os vencedores do concurso participaram de um almoço oferecido pela Certel. Receberam folhetos explicativos sobre a hidrelétrica e uma amostra da erva-mate produzida pelos moradores que receberam as mudas nativas. A educadora Salete Picolli Gheno definiu o passeio como um verdadeiro prêmio. "Eu descobri que não sei tudo. Aprendi muito, e agora serei uma multiplicadora da idéia da cooperativa", disse.
Opiniões
Os alunos aprovaram a idéia do jornal O Informativo do Vale de oferecer como premiação um passeio pela hidrelétrica Salto Forqueta. Além disso, são favoráveis a projetos como o Meio Ambiente na Escola, que visa a conscientização quanto à importância da preservação ambiental dentro dos educandários da região. Confira as opiniões.
"A viagem serviu como exemplo de que podemos utilizar a natureza sem provocar estragos. Foi uma ótima atitude oferecer essa atividade." Iane de Brito (17), Cruzeiro do Sul
"Foi muito bacana ter contato com o funcionamento de uma hidrelétrica. O concurso do ano passado serviu como oportunidade para ampliarmos nossos conhecimentos." Janes Mezacasa (17), Nova Bréscia
"Eu não conhecia o processo de execução de uma usina. Confesso que achei que seria chato. Mas foi muito legal. O aprendizado que tive valeu mais do que qualquer premiação em dinheiro. Agora poderei passar esse conhecimento para outras crianças." Renata Agostini (17), Encantado
Projeto 2008
Na versão 2008 do projeto Meio Ambiente na Escola a etapa do concurso é dirigida aos educandários, os quais deverão elaborar projetos sobre o tema "Meio ambiente na comunidade escolar". O regulamento do concurso já se encontra disponível no site e publicado na página 11 do suplemento da edição de junho. São parceiros neste ano Faros, Univates, Charrua, Olicenter e Conpasul. Também apóia o projeto a Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen.
(Por Mariana Mallmann, O Informativo do Vale, 20/06/2008)