1,8 milhão de reais em multas, nove serrarias embargadas, estes são alguns dos resultados da Operação Passagem, realizada pelo Ibama em Trairão, nas margens da BR 163, no oeste do Pará, com apoio da Polícia Militar paraense, entre os dias 22/05 e 14/06. A operação foi coordenada pela Divisão de Fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Santarém.
Os servidores e policiais realizaram análise de documentos e vistorias em pátios de madeireiras do município, além de fiscalizações em polígonos de desmatamentos apontados por sensoriamento remoto. Ao todo foram lavrados vinte e cinco Autos de Infração, somando 1,8 milhões de reais em multas aplicadas. Os embargos foram onze, sendo nove referentes às atividades de serrarias e dois impedindo atividades em áreas onde houve a devastação de 165 hectares de florestas nativas, visando à regeneração natural.
Durante as vistorias de pátio foram apreendidos 2439 metros cúbicos de madeira, sendo 1267 m3 de madeira em toras e 1176 m3 de madeiras serradas. A maior parte da madeira apreendida é de espécies de alto valor comercial, como Ipê, Andiroba e Muiracatiara. Os fiscais também apreenderam um caminhão que transportava toras sem documentação de origem.
A equipe também realizou reuniões com o prefeito com a Câmara municipal de Trairão, para esclarecer sobre os objetivos da operação Passagem. De acordo o analista ambiental Elton Barros, que coordenou a operação, houve uma tentativa de incitar a população, com uso de “um carro de som que anunciava que a operação estava ocorrendo com apoio de um partido Político, mas felizmente não houveram maiores problemas”.
(
Ibama, 19/06/2008)