O Movimento Pró-Restinga está divulgando um vídeo contra a implantação de um resort turístico na Restinga de Maricá, na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. O pessoal também se posiciona contra outros empreendimentos imobiliários naquele local.
Chamado de Fazenda de São Bento da Lagoa, o resort projetado por empresas espanholas e portuguesas inclui, entre outras coisas, hotéis, casas, edifícios de apartamentos, parque aquático, campo de golfe, áreas comerciais e marina para mil barcos. Um catálogo que anuncia o projete diz que o resort vai “destacar as características ambientais da zona e melhorar as suas condições naturais”.
Mas os ambientalistas não estão convencidos. A professora do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Miriam Pereira, disse ao portal O Eco que teme as obras na restinga. Ela classifica a construção do resort ali, justamente o único lugar onde há uma vegetação ainda bem preservada, como uma “temeridade”. “Eu não consigo entender: o homem quer viver ou veranear em um lugar fresco, visualmente agradável e com sombra, no entanto para conseguir isso destrói a vegetação que é o que propicia essas condições”, diz.
(Alexandre Mansur,
blogdoplaneta, 20/06/2008)