Para marcar o dia mais curto do ano, o dia de solstício de inverno, a Feira dos Agricultores Ecologistas faz uma Festa de Solstício com o objetivo de despertar a atenção dos seus freqüentadores para os ciclos naturais da Terra. "Um dos melhores alimentos para o inverno é a aveia", informa a nutricionista Herta Karp Wiener. "Esse cereal possui um alto teor de gordura, importante para manter a temperatura do nosso organismo, mesmo com o frio do ambiente." Ela recomenda o uso de sopas que além de aquecerem, possuem importante papel de hidratação: "principalmente na época em que costumamos ingerir menos líquidos". Herta estará disponível para dar maiores orientações às 9:30h, na Banca do Meio.
Programação da Festa
Entre as atrações da manhã de sábado está o destaque para os alimentos mais adequados ao inverno. Também típica das festas juninas, haverá uma banca com pinhão cozido e quentão, a partir das 8h. Uma Mostra com os Produtos de Inverno, para inspirar novos cardápios adequados ao frio, estará montada ao lado do caldo-de-cana, a partir das 9h.
A nutricionista Herta Karp Wiener explica o valor nutricional e degusta uma fruta rica em vitamina C, o kiwi, às 10h. Ao lado da Mostra dos Produtos de Inverno, acontece às 11h um colóquio com a jornalista e licenciada em Geografia, Cláudia Dreier, para explicar por que mudam no calendário os dias de solstício e de equinócio, datas onde iniciam as estações do ano. Na sua fala, estão presentes alguns autores que mostram como as mudanças no tempo afetam o imaginário coletivo.
Próximos eventos
No último sábado do mês de junho acontece a segunda edição do "Dia sem sacolas plásticas". Nessa data as bancas não irão fornecer sacolas plásticas aos consumidores, como aconteceu na primeira edição da campanha, onde o meio ambiente foi poupado de 30 mil embalagens plásticas, que eram comumente distribuídas pelos feirantes. As próximas edições da campanha serão no último sábado de cada mês até setembro.
Endereço
A Feira dos Agricultores Ecologistas ocorre todos os sábados, das 7 às 13h, na primeira quadra da rua José Bonifácio, em Porto Alegre.
(Por Cláudia Dreier, texto recebido por E-mail, 19/06/2008)