Adoção por duas empresas pode garantir até veículos para auxiliar na segurança e na preservação da área
Segunda-feira deve ser dado o primeiro passo para a renovação da orla do Guaíba, no trecho adotado pelas empresas Pepsi e Sinergy Novas Mídias.
Além de patrocinar as obras, as empresas querem doar unidades de Segway, equipamento que lembra um patinete e reage aos movimentos do corpo. A intenção é que o meio de transporte futurista auxilie no trabalho de preservação.
O trecho adotado vai da Usina do Gasômetro até a Avenida Guaíba, com exceção da área do Estaleiro Só. Ainda neste ano, os trabalhos ficarão entre a Usina e o Anfiteatro Pôr-do-Sol. A partir de segunda-feira (23/06), deve começar o trabalho para reconstruir as três quadras esportivas do trecho.
Em seguida, será a vez dos pontos de contemplação da orla e dos equipamentos usados para exercícios físicos. Um tratamento paisagístico ajudará a mudar a cara do que existe hoje. A iluminação merecerá atenção especial.
- Vamos instalar 126 novos postes de iluminação, arrojados, em cor pérola. O investimento é para trazer de volta a população, garantindo a segurança, inclusive com a instalação de câmeras - afirma Eduardo Ferreira, presidente da Sinergy Novas Mídias.
Fiscalização com Segway deve combater depredações
A meta é tratar o restante do trecho adotado em 2009. Como parte convênio, as empresas poderão colocar placas indicativas publicitárias.
- O tamanho dessas placas está regulamentado pela lei municipal que criou a adoção de locais públicos - explica Luiz Alberto Carvalho Júnior, supervisor de Praças e Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Para auxiliar na preservação da área, as empresas devem doar o Segway, veículo de transporte pessoal movido a eletricidade, também conhecido pelo apelido de Coisa (it, em inglês). A intenção dos adotantes é doar mais de uma máquina para os guardas municipais monitorarem o local.
- A idéia é que os veículos sejam usados na orla para a segurança do espaço público. Queremos evitar pichações e depredações - diz Ferreira.
A prefeitura, por meio da Guarda Municipal, experimentou e aprovou o uso do Segway na segurança de parques. O equipamento agradou tanto que há projeto para adquiri-lo. Ao ser informado da intenção dos adotantes, o comando da Guarda afirmou ter interesse na proposta, restando confirmar se é preciso dividir com a Brigada Militar a incumbência, por se tratar de um local aberto.
(Zero Hora, 20/06/2008)