Trabalho de formiguinha. É assim que Júlio Agápio, diretor de Meio Ambiente de Sapiranga, no Vale do Sinos, define o projeto De Olho no Óleo, lançado no início deste mês no município.
A idéia é simples. Bombonas foram espalhadas por todos os bairros do município e serão utilizadas para recolher óleo de cozinha usado. O recolhimento, que fica a cargo de uma empresa de Igrejinha, responsável por reciclar e usinar óleos, evita que o material polua os recursos hídricos do município. Até ontem, havia 13 pontos de coleta, e a previsão é chegar a 28 até o fim do mês. Inicialmente, todas as bombonas ficarão em escolas municipais, estaduais e particulares, mas a idéia é também manter pontos de recolhimento em restaurantes.
Agápio explica que a intenção é evitar que o óleo de cozinha usado seja despejado em pias, vasos sanitários ou diretamente na terra. Para colocar o projeto em prática, o município fez contato com empresas que reutilizam óleo. A parceria foi firmada, sem custos, com Agro Latina Ltda, de Igrejinha, que cedeu as bombonas e se responsabilizou pelo recolhimento.
Aluna da 7ª série do Centro Municipal de Educação Ayrton Senna, no bairro Amaral Ribeiro, Núbia Elisa Matos, 13 anos, já depositou cerca de meio litro de óleo na bombona do colégio, e se tornou multiplicadora de informações em casa.
- Minha mãe perguntou por que eu queria o óleo, e expliquei que era para evitar poluir a natureza. Trazendo para a escola, ele pode ser aproveitado. O importante é cada um fazer a sua parte - anima-se.
(Por Carla Dutra, Zero Hora, 20/06/2008)