O Fórum das Entidades, responsável por analisar e discutir o projeto do Plano de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), promoveu, nesta quarta-feira (18/06), a entrega dos certificados aos 77 participantes de suas reuniões e discussões. Instalado em 6 de novembro do ano passado, as representações organizadas da sociedade civil gaúcha promoveram encontros semanais para abordar temas do projeto do Executivo da Capital. Nas 35 reuniões, topos de morro, altura das construções e regularização fundiária foram alguns dos assuntos polêmicos discutidos.
A vereadora Neuza Canabarro (PDT), coordenadora do Fórum das Entidades, destacou a participação popular no PDDUA. "Pela primeira vez na história de Porto Alegre se viu as forças da comunidade, com técnicos de excelente qualidade e de várias áreas, que deram contribuição às demandas do povo", ressaltou.
Neuza disse que as entidades do Fórum vão aguardar o debate em plenário e, se necessário, irão fazer emendas de lideranças. "Mas não vamos parar. Continuaremos a nos reunir a cada 15 dias, e já marcamos para 28 de junho visita na zona rururbana para verificar a situação do desenvolvimento e sustentabilidade da região", relata a parlamentar.
Participante do Fórum representando a ONG Solidariedade, Eduíno de Mattos disse que foi positiva o trabalho das instituições após a conclusão de mais de 120 horas de trabalho. "Pela primeira vez aglutinamos as entidades mais ativas para acompanhar o PDDUA. Representamos a cidade democraticamente", constata.
Eduíno ponderou que espera por parte do relator-geral da matéria na Comissão Especial do Plano Diretor, vereador Luiz Braz (PSDB), o "bom senso no prestigiamento das emendas sugeridas no nosso trabalho, que foi técnico e jurídico", complementa.
O Fórum das Entidades apresentou 87 emendas ao projeto de lei, que foram encaminhadas para Luiz Braz. Ele pondera que as propostas de emendas do Fórum estão em processo de aglutinação para o relatório final que está previsto para ser apresentado na próxima segunda-feira (23/6). "Já temos muitas matérias importantes para a apresentação", pondera Braz.
(Por Leonardo Oliveira, Ascom CMPA, 19/06/2008)