A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (19/06) foi ocupada por Nestor Nadruz, associado do Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vilas Conceição e Assunção (CCD). O arquiteto disse que os moradores da Zona Sul estão preocupados com os rumos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e sua aplicabilidade, que acabam por possibilitar projetos de urbanização como o previsto para o pontal do Estaleiro Só (Ponta do Melo), em tramitação na Câmara.
A orla do Guaíba, sobre a qual se situa a Ponta Melo, é área de interesse cultural, conforme lembrou Nadruz. "Dessa forma, sua revitalização deve ser feita por padrões naturais e executada pelo município", disse. No entanto, segundo Nadruz, o projeto em questão pretende "privatizar" o espaço público e prevê edificações que representarão "barreiras visuais, com prejuízo solar e esgotamento de vias", entre outros problemas. O arquiteto alertou para o fato de que a área vizinha ao pontal contará com o Barra Shopping, o que intensificará ainda mais o trânsito naquela região.
Nadruz lamentou que propostas como a apresentada para a Ponta do Melo vinguem na cidade, por conta da falta de clareza de muitos pontos do Plano Diretor e suas interpretações diversas. "O que deveria ser um plano equilibrado continua atrelado a interesses privados", afirmou. Na sua opinião, a prática de construir ocupando ao máximo os terrenos e no máximo da altura permitida é nociva à cidade e contrapõe-se ao planejamento urbano sustentável. O arquiteto pediu aos vereadores que, na revisão do Plano Diretor, levem em consideração a contribuição dos participantes do Fórum das Entidades, que apresentaram 86 emendas com ajustes ao texto.
Manifestaram-se os vereadores Luiz Braz (PSDB), Neuza Canabarro (PDT), Margarete Moraes (PT), Maristela Maffei (PCdoB), João Carlos Nedel (PP), Beto Moesch (PP) e Guilherme Barbosa (PT). A sessão ainda contou com a presença de diversos integrantes de instituições participantes do Fórum das Entidades.
(Por Claudete Barcellos, Ascom CMPA, 19/06/2008)