O risco de um colapso no abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte pode ser tema de audiência da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa mineira. A comissão aprovou requerimento pela audiência, de autoria do deputado Délio Malheiros (PV), na reunião desta quarta-feira (18/06). De acordo com o deputado, o risco é iminente, uma vez que, em determinadas épocas do ano, já se utiliza 95% da capacidade dos reservatórios para manter o abastecimento contínuo na região.
Outro requerimento aprovado foi do deputado Fábio Avelar (PSC), para que seja encaminhado à prefeitura de Nova Lima e à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) pedido de informação sobre o funcionamento do "bota-fora" do Bairro Jardim da Torre, em Nova Lima. O local teve suas atividades embargadas após visita da Comissão de Meio Ambiente, em abril deste ano, mas, segundo denúncias de moradores da região, voltou a funcionar no dia 6 de junho. O bota-fora estaria sendo construído há cinco anos, em área de proteção ambiental, sem a devida fiscalização.
Já o deputado Roberto Carvalho (PT) solicita que seja encaminhado pedido de informações à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e à Interligações Elétricas de Minas Gerais (IEMG), sobre a implantação da linha de transmissão Neves 1 Mesquita. No requerimento, aprovado pela comissão, ele pede esclarecimentos sobre o nível de informação da população da região a respeito do empreendimento; se foram realizadas audiências públicas, onde e quando aconteceram e qual o resultado dessas audiências; e se há impacto ambiental, quais serão as medidas mitigadoras que serão adotadas pela empresa.
(Ascom AL-MG, 18/06/2008)