A Klabin e a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida) lançam nesta quinta-feira, no Paraná, o Programa Matas Legais. Trata-se de uma parceria para o desenvolvimento de ações de planejamento da propriedade rural, recuperação da mata nativa e da biodiversidade, educação ambiental e fomento florestal. O lançamento acontece na unidade da Klabin em Telêmaco Borba, às 11h, e contará com a participação do diretor geral da Klabin, Reinoldo Poernbacher, do diretor da Unidade Florestal, José Totti, do gerente florestal (PR) Carlos Mendes e da diretora institucional da Apremavi, Miriam Prochnow.
O Programa Matas Legais tem como objetivo estimular o planejamento da propriedade rural, o cumprimento da legislação ambiental, a recuperação e a conservação das áreas de preservação permanente. Como o Estado de Santa Catarina possui a maior parte dos seus 17% de cobertura original da Mata Atlântica dentro de propriedades privadas – em geral, pequenas propriedades familiares com menos de 50 hectares –, o Programa aposta na parceria com esse público para o início à preservação e recuperação do meio ambiente.
Através do Matas Legais, os produtores rurais fazem cursos, mutirões e palestras, além de participarem da implantação de “propriedades-modelo” com assistência técnica, visitas de intercâmbio e materiais educativos de difusão e divulgação do Programa. Além das orientações, os produtores também recebem gratuitamente mudas de plantas nativas e são auxiliados constantemente no processo de cultivo e manutenção, como forma de incentivo à conservação das Áreas de Proteção Permanente e da Reserva Legal.
AçõesRecuperação das áreas de preservação permanente e reserva legal, com silvicultura de espécies exóticas e nativas, agricultura orgânica e sistemas agroflorestais, enriquecimento de florestas secundárias e ecoturismo estão entre as ações de desenvolvimento sustentável a ser implantadas para se alcançar os sentidos da palavra “legais” do Programa: o cumprimento da legislação e a expressão de um lugar agradável e de qualidade para morar e viver.
Em 2006, o Matas Legais passou a atender também os produtores do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, integrantes do Programa de Fomento Florestal da Klabin que se utilizam das linhas de financiamento do Propflora (Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas) e do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Em 2007 o Programa Matas Legais foi reconhecido com o Prêmio Embuia, conferido pela Apremavi.
A Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí - Apremavi é uma instituição civil sem fins lucrativos, que assume o papel de vanguarda sobre a questão ambiental do Estado de Santa Catarina, apontando falhas ambientais e tomando iniciativas para solucioná-las por meio de ações educativas, produção de mudas florestais nativas, projetos de reflorestamento e recuperação de áreas e práticas de agricultura orgânica.
(Celulose Online, 18/06/2008)