Alunos aprendem na prática a importância da preservação do meio ambiente
A escola Ulbra São João, situada ao bairro Mathias Velho, aderiu no início deste ano ao projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, da ONG Parceiros Voluntários. A instituição já realizava um trabalho voltado à separação do lixo, e por isso decidiu que sua “trilha” também seria ligada à preservação do meio ambiente. Agora, além da separação dos materiais, a professora de Geografia Maria Izabel Minussi e cerca de 10 alunos utilizam óleo de cozinha usado para fabricação de sabão, que é doado a comunidades carentes da cidade.
Para fazer o produto, a turma utiliza óleo, que é doado por mães e restaurantes, soda cáustica, água e amaciante. A escola fornece o laboratório de química e todos os equipamentos e matéria-prima necessários. A mistura dos ingredientes, a parte considerada mais crítica do processo, é feita pela professora. Os alunos, então, assumem o resto da tarefa, como mexer o líquido por 40 minutos. A cada encontro, realizado geralmente nas terças-feiras, são feitos cerca de 20 barras.
Antes de colocar a mão na massa, os jovens aprenderam a parte teórica do processo com a professora de Química Giuliana Bellane - e também os perigos que o óleo representa quando depositado sem cuidado na natureza. Por exemplo, ao chegar nos rios forma uma camada gordurosa que impede o desenvolvimento da vida sob a água. E há ainda outras conseqüências, mais imediatas, como o entupimento dos canos nas casas e apartamentos.
Agora, com o conhecimento e a experiência, eles ensinam quem recebe o sabão a fabricá-lo e a cuidar melhor do lugar onde vivem. Os aspectos que atraíram os estudantes ao projeto são variados. Camila Moraes, 14 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, pretende fazer Medicina, e a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos foi o que mais chamou sua atenção. Já para sua colega Carolina Corrêa, também de 14 anos e que planeja cursar Direito, foi o lado social. Talissa de Souza, 14, da mesma série, salienta que essa é uma oportunidade de fazer algo pelo meio ambiente. E completa: “A gente aprende e se diverte”.
Os canoenses podem entrar em contato com a Secretaria de Preservação Ambiental (Sempa) para receber informações sobre a destinação do óleo de cozinha usado. A pasta tem uma série de empresas cadastradas que reciclam o produto. O telefone é 3462.1685.
(Por Melissa Barbosa, Diário de Canoas, 18/06/2008)