Durante o Rock in Rio Lisboa - que decorreu nos dias 30 e 31 de Maio e 1, 5 e 6 de Junho no Parque da Bela Vista - foram enviadas para reciclagem 27 toneladas de plástico e três toneladas de papel, resíduos gerados no recinto, informou hoje a Sociedade Ponto Verde. Parte desses resíduos foi separado com a ajuda do Copão, onde as pessoas podiam colocar as embalagens usadas e receber, em troca, um brinde. Mais de 2500 pessoas colocaram neste recipiente 10.882 embalagens, nomeadamente copos de plástico, de papel e garrafas de plástico.
O processo de gestão dos resíduos de embalagem separados no Rock in Rio foi feito em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Valorsul. Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), considera importante contribuir para a realização de “eventos em espaços cada vez mais sustentáveis e com melhores hábitos de reciclagem”.
Esta iniciativa surge no âmbito do projecto da Sociedade Ponto Verde “100R – Reciclagem 100% Garantida”, no âmbito do qual, através de um contrato, as entidades e empresas aderentes assumem o compromisso de criar e implementar as infra-estruturas necessárias à separação correcta dos resíduos de embalagens. Depois, estes são recolhidos e encaminhados pela SPV para entidades que reciclam os resíduos, com a colaboração dos sistemas municipais, autarquias e operadores privados.
(Ecosfera, 18/06/2008)