A coordenadora do projeto Usina do Papel, Celina Cabrales, relatará hoje (19/06), na cidade de Capellades, Espanha, o trabalho que é desenvolvido na prefeitura de Porto Alegre em reciclagem e inclusão social. A palestra integra a jornada "Reciclando Vidas: o papel como veículo de integração social", promovida pelo Museu Moinho de Papel Capellades, que tem tradição centenária em produzir papel reciclado de trapos. Principal convidada do museu para o evento, Celina também ministrará uma oficina de pesquisa sobre o papel de pinhão.
O projeto Usina do Papel envolve diversos órgãos da prefeitura, com a coordenação da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Está localizado no andar térreo da Usina do Gasômetro. O espaço promove cursos, encenações e recebe visitas de escolas. Também desenvolve o projeto Papel Social, em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
Floresta Urbana- O projeto é dirigido exclusivamente para adolescentes em situação de vulnerabilidade, baseado na coleção de papéis e produtos de papelaria ecológicos. Entre suas atividades, destaca-se a Floresta Urbana, que desenvolve uma linha de produtos de papel artesanal. A ação ocorre a partir da pesquisa histórica sobre os povos presentes na região metropolitana, desde a sua fundação (caingangues e guaranis).
Até o ano passado, o projeto atendeu cerca de 106 jovens, e alguns participaram de intercâmbios com as universidades Regional Integrada-Santiago (URI) e Federal de Roraima (UFRR). No Floresta Urbana levado ao intercâmbio, foram aplicados ao papel materiais como pinhão, erva-mate, milho, argila e taquara. Em 2007, a exposição visitou 24 locais, acompanhada de oficina de reciclagem protagonizada pelos jovens.
(Prefeitura de Porto Alegre, 18/06/2008)