O deputado Frederico Antunes (PP) protocolou pedido para a realização de Audiência Pública conjunta das Comissões de Serviços Públicos e do Mercosul e Assuntos Internacionais com o objetivo de discutir a situação da Usina Termoelétrica de Uruguaiana. Serão convidados para a reunião representantes dos governos Federal e Estadual, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Petrobrás e Companhia de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás).
De acordo com o deputado, "a possibilida da termoelétrica de Uruguaiana, que produz 600 megawatts, ser transferida para outro Estado ou até ter sua planta vendida para os Estados Unidos é uma situação que já está sendo debatida internamente". Isso se deve, segundo informações prestadas pelo deputado, à falta do cumprimento do contrato. Para Frederico, "só há uma solução: trazer o gás para a termelétrica, via gasoduto".
A Audiência Pública conjunta das Comissões de Serviços Públicos e do Mercosul será realizada na primeira quinzena de julho em data a ser definida na próxima semana.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 18/06/2008)