Ação integra Projeto Nascentes, desenvolvido por 50 alunos do Município
Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Vila Prado participaram ontem da segunda edição do Projeto Nascentes, desenvolvido em Sapucaia do Sul pela empresa de destinação de resíduos industriais Multti Serviços. A atividade, que contou com o plantio de mudas de espécies nativas na praça do Loteamento São Carlos, próximo ao Arroio José Joaquim, teve como objetivo incentivar a conscientização ambiental no município. Também participaram da ação representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semas) e do Centro de Estudos Ambientais (CEA) de Sapucaia do Sul.
Um dos diretores da Multti Serviços, João Martins Neto, defendeu na última segunda-feira a continuidade das ações organizadas no âmbito do projeto. “Esta não é uma atividade única’’, afirmou o diretor às crianças, pedindo que, de tempos em tempos, os estudantes visitem a praça e verifiquem o estado de conservação das plantas.
A secretária municipal de Meio Ambiente de Sapucaia, Miriam Colombo, elogiou a mobilização das escolas da cidade na luta em defesa do meio ambiente. “Sapucaia é privilegiada porque tem uma comunidade que, quando é chamada, é muito participativa.’’ A Semas vem apoiando o projeto ao determinar os locais próprios para o plantio de mudas e as melhores espécies para as ações, além de disponibilizar técnicos para as atividades.
Para os estudantes, a ação foi uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente. Para o aluno da 6ª série da escola Gilberto Lodi Kaller, de 12 anos, atividades junto à natureza são importantes também para que o conhecimento seja multiplicado. “Nós aprendemos a preservar o mundo’’, afirma o estudante, que promete conversar com a família cerca das informações
aprendidas ontem. “Quando eu ficar mais velho, quero que tenha bastante água e sombra para tomar chimarrão’’, finaliza. A professora Magda Stefani Antunes afirma acreditar que ações do tipo levam as crianças a uma mudança de comportamento em relação à preservação do meio ambiente.
De acordo com a professora, após a implantação de uma campanha para a reciclagem na escola, os estudantes têm dado mais atenção ao tema. A iniciativa estimula a doação de material reciclável, que será vendido e terá a renda revertida para a compra de mudas que vão enfeitar as instalações da instituição. “É importante para que eles preservem a natureza, para que eles aprendam o que é ecologia’’, defende Magda, sobre a mobilização em torno do tema.
(Jornal VS, 18/06/2008)