O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, afirmou que se empenhará para que as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sejam efetivamente cumpridas no País. Ele presidiu, no início da tarde desta terça-feira (17), a 90ª reunião ordinária do Conselho e fez um balanço das ações tomadas por ele nas três semanas em que está à frente do Ministério do Meio Ambiente.
"Eu vou prestigiar o Conama e me empenhar no cumpra-se às resoluções para que elas sejam efetivamente respeitadas", afirmou, informando que, inclusive, pretende enviar ao Conama uma proposta de resolução com padrões atmosféricos de emissão mais rigorosos.
Minc informou aos conselheiros que está sendo finalizada, também, a proposta de criação do Fundo Amazônia que captará recursos para investir na preservação e no uso sustentável da Floresta Amazônica e nas ações de combate ao desmatamento. Segundo o ministro, esses recursos serão geridos pelo BNDES sem a intervenção dos doadores.
"Também quero que o MMA tenha uma agenda forte na área de saneamento ambiental, além de resgatar o programa de compra de esgoto tratado que é importantíssimo", afirmou Carlos Minc.
(MMA, 17/06/2008)