O Escritório Regional do Ibama, com sede em Rio Grande, dá início nesta quarta-feira (17/06), em sua sede, com apoio do Laboratório de Elasmobrânquios do Departamento de Oceanografia da Furg, o 1º Curso de Identificação das Espécies de Tubarões e Raias (elasmobrânquios) ameaçados de extinção no Brasil. Conforme o chefe do escritório, Sandro Klippel, o curso é dirigido aos policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental da Brigada Militar no Rio Grande do Sul.
Estão inscritos para participar 15 policiais que atuam nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, litoral norte e litoral sul (Pelotas e Rio Grande). Também farão o curso, que acontece das 9h30min às 18h até sexta-feira, um servidor da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e um da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As aulas serão ministradas por Sandro Klippel, pelo professor Carolus Maria Vooren, da Furg, e Mônica Brick Peres, da Fepam.
A proposta do curso é capacitar os agentes de fiscalização para a identificação das diferentes espécies de tubarões e raias que ocorrem na costa do Rio Grande do Sul, ameaçados de extinção ou não, e também para coletar material (fotografias e amostras) para análises periciais que subsidiarão os processos penais.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 18/06/2008)