Os senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Serys Slhessarenko (PT-MT) participam, entre os dias 27 e 29 de junho, no Japão, do Fórum de Legisladores Tóquio G8+5, evento que tem por objetivo debater as alterações climáticas no mundo, problemas e propostas de soluções.
Ao final do encontro, que também contará com a presença dos deputados federais Antônio Palocci (PT-SP), Augusto Carvalho (PPS-DF) e Rebecca Garcia (PP-AM), será elaborado um documento a ser entregue a autoridades de todo o mundo. Entre as principais questões a serem debatidas, terão destaque a mudança climática para após 2012, um relatório final da comissão sobre biocombustíveis e sobre atividades madeireiras ilegais, mecanismos de mercado e transferência de tecnologia e eficiência.
O Fórum faz parte da Organização Mundial de Legisladores para o Meio Ambiente Equilibrado (Globe Internacional), que, todo ano, organiza eventos similares e custeia todas as despesas dos participantes. Dele fazem parte parlamentares do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), e do Brasil, da China, da Índia, do México e da África do Sul.
Estão previstas também a participação do primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda; do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair; do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe; do diretor-geral do Banco Mundial, Graeme Wheeler e do governador do Banco Japonês para a Cooperação Internacional, Koji Tanami.
Comitiva
Presidente da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21 Locais, a senadora Serys presidirá a comitiva de deputados e senadores que participarão do fórum. Segundo a parlamentar por Mato Grosso, a idéia é propor iniciativas democráticas que tenham por objetivo acelerar a luta contra ações que provoquem o aquecimento global.
- Sabemos que a divergência entre os países do G8 são enormes, assim como também o são entre nós. Levamos todas essas diferenças em conta e no documento final deste fórum iremos prever responsabilidades para todos, porém, diferenciadas - explicou a senadora, que ainda pretende defender, no encontro, a utilização do etanol como forma alternativa de combustível.
Serys chega ao Japão no próximo dia 24, quando participa de vários encontros com autoridades locais nos três dias que antecedem o início do fórum. Às 14h do dia 24, tem encontro agendado com a deputada Yuriko Koike, uma especialista em questões ambientais. Às 17h, a reunião é com representantes da Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ).
(Por Valéria Castanho, Agência Senado, 17/06/2008)