O grupo de trabalho do Colégio Deliberativo do Fórum Democrático que trata do tema Desenvolvimento Harmônico Econômico, Social e Sustentável, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizou nova rodada de discussões.
O diretor do Fórum, João Gilberto Lucas Coelho, explica que o principal objetivo do grupo é levar à população questionamentos sobre o modelo de desenvolvimento desejado para o Estado e propor ferramentas que possam avaliar o desempenho em várias áreas, entre elas a social, entre outras.
O grupo poderá, inclusive, formular uma tabela para acompanhar o cumprimento de metas, como à vinculada aos objetivos do milênio, o alcance das políticas sociais, ambientais e do desenvolvimento em geral. "É um grupo com tema muito amplo", destaca Lucas Coelho. "Por ele passa um universo de temáticas que acabam incidindo em outros grupos. É um grupo guarda-chuva, que analisa em linhas gerais o tipo de investimentos que se quer, as questões de governança regional, em síntese, o modelo de desenvolvimento que queremos".
Lucas Coelho define o papel do grupo como "complicado e complexo", tendo provado discussões conceituais desde sua criação. "Ainda hoje o grupo está dividido sobre sua própria definição". Mas, no final, deverá propor uma série de perguntas à população, "principalmente no que diz respeito ao modelo de desenvolvimento que queremos", avalia.
O grupo é coordenado pelo deputado Nelson Härter (PMDB), presidente da comissão de Economia e Desenvolvimento da AL e pelo promotor de Justiça Rodrigo Schoeller de Moraes, representante dos Coredes.
(Por Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 17/06/2008)