Os líderes indígenas da terra indígena Raposa Serra do Sol (Roraima), Jacir Macuxí e Pierlânga Wapixana, começam hoje (18/06) na Espanha, a campanha "Anna Pata, Anna Yan" (Nossa Terra, Nossa Mãe), que busca receber apoios em sua luta pela proteção de suas terras na selva amazônica e a detenção da violência exercida contra eles.
A primeira parada será na Casa de América, a partir das 11h. Macuxí denuncia a violência contra seu povo, que é cometida pelos produtores de arroz, que invadiram as terras indígenas. Violência que se intensificou nas últimas semanas, com a queima de dezenas de casas e duas escolas indígenas.
Os indígenas apresentarão sua causa à vice-presidência do Governo e à Comisão de Cooperação do Congresso de Deputados. Além disso, devem entregar à embaixada brasileira na Espanha uma carta de apoio, assinada por: Cáritas, Entreculturas, Manos Unidas, Survival International e Uyamaa.
Para Luis Ventura, representante da campanha "Anna Pata, Anna Yan" na Espanha, "essa é uma batalha crucial para os indígenas brasileiros. Se os arrozeiros e os políticos conseguem o roubo da Raposa Serra do Sol, indígenas de todo Brasil poderiam ver como a eles também lhes roubam suas terras. Não podemos permitir que isso aconteça".
(Adital, 17/06/2008)