Aves foram encontradas em quatro criatórios durante ação policial
Uma operação realizada na tarde de ontem (17/06) pela Polícia Civil e pelo Batalhão de Policiamento Ambiental resultou na apreensão de 291 galos de rinha e no fechamento de quatro criatórios em Teutônia, no Vale do Taquari.
No maior deles, onde também funcionava um centro de treinamento, em uma chácara na localidade de Linha Geralda, o proprietário ficou como fiel depositário das 165 aves e das 236 gaiolas encontradas.
Foram recolhidos tambores para corridas e treinamento de galos, balanças, biqueiras, esporas, anilhas, remédios e vitaminas. Segundo o delegado Mauro Mallmann, os locais, que não tinham ligação entre si, chegavam a comercializar aves por até R$ 3 mil. Os envolvidos foram identificados por meio de denúncias feitas nos últimos dias à Associação de Proteção aos Animais de Teutônia (Apante), cujas representantes acompanharam a ação policial.
A polícia ainda não descobriu quem eram os compradores das aves nem os apostadores, uma vez que na tarde de hoje não havia rinha nem treinamento nos pontos fiscalizados. Os responsáveis pelos criatórios responderão a um Termo Circunstanciado. Ninguém foi preso.
(Por Josiane Weschenfelder, Zero Hora, 17/06/2008)