A importância da água nas nossas vidas, as agressões cometidas contra o Rio Gravataí, bem como os hábitos que devemos mudar para não desperdiçar nem poluir a água, serão os principais pontos das palestras agendadas para as escolas municipais João Paulo II e Paulo Freire. As instituições estão no cronograma do Núcleo de Educação Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA). A série de palestra complementa a Semana do Meio Ambiente, comemorada no dia 5 de junho.
Na Escola João Paulo II, na Morada do Vale I, as palestras acontecem na tarde desta quarta-feira (18); e na Escola Paulo Freire, na Vera Cruz, serão no dia 25, pela manhã e à tarde. A exemplo de palestras anteriores, será destacada a necessidade de se defender o Rio Gravataí, bem como o risco de escassez de água que a população corre nos períodos de estiagens prolongadas.
Somando-se aos esforços das escolas, o Núcleo de Educação Ambiental da FMMA tem destacado a importância da participação de cada um nessa luta travada pelo município na defesa dos recursos naturais. A fundação alerta que mesmo numa época em que o volume do rio não preocupa, a advertência deve continuar.
Campanha
A partir da campanha educativa "Viva o Rio Gravataí: Água, sabendo usar não vai faltar", promovida pela Prefeitura desde 2006, a FMMA vem estimulando os estudantes a refletirem sobre a necessidade de cuidar mais dos recursos hídricos, em especial do Rio Gravataí. Durante as palestras, os representantes da FMMA destacam o papel de cada pessoa da sociedade em defesa do meio ambiente.
"Precisamos compreender que as pessoas não podem mais ficar apenas contemplando a natureza, como se fosse algo distante delas, mas entender que todos nós, na verdade, estamos no meio deste ambiente e devemos ser protagonistas das ações de preservação e de defesa daquilo que nos pertence e é vital para nossa sobrevivência", ressalta o jornalista Claudio Wurlitzer, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental e que realiza as palestras.
Folder
O encontro com os estudantes encerra com a distribuição de um folder produzido pela Secretaria de Comunicação, contendo dicas de como as pessoas podem poupar água, e quanto este líquido passa a ser cada vez mais precioso no planeta. O material destaca gestos diários que podem contribuir no combate ao desperdício. Como "tema de casa" é solicitada uma leitura para os familiares e amigos. Durante a exposição, os próprios alunos citam exemplos de desperdício de água e de ataques cometidos contra a natureza.
Vó Maria
A palestra direcionada às escolas também será levada ao Clube da Vó Maria, que se reúne mensalmente no Clube Esportivo Alvi-Rubro. Será no dia 2 de julho, quando as vovós aproveitarão mais uma tarde de integração para curtir música e mostrar habilidades artesanais, entre outras atividades. Escolas e demais instituições interessadas em agendar palestra com a temática meio ambiente podem manter contato com a FMMA pelo e-mail educ.ambiental@fmma.gravatai.rs.gov.br, ou através do fone 3488-5799, ramal 24.
(Prefeitura de Gravatai, 17/06/2008)