Cerca de 500 homens fazem parte da operação para cumprir os mandados judiciais
A Brigada Militar cumpre, na manhã desta terça-feira (17/06), dois mandados judiciais para a remoção dos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) contíguos à Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul. Expedido pela Vara Cível de Carazinho, a ordem será executada pelo Batalhão de Operações Especiais da BM de Santa Maria, de Porto Alegre e de Passo Fundo.
A ação judicial foi determinada a partir de denúncia do Ministério Público de que a propriedade foi invadida nove vezes desde 2004 por integrantes destes acampamentos, onde vivem cerca de 300 pessoas – incluindo crianças. Além da ordem de tutela antecipada, a polícia cumpre mandados de busca e apreensão. Por volta das 6h15min, um comboio saiu de Carazinho rumo à fazenda. Às 7h30min, os acampamentos já estavam cercados.
Há 600 homens da BM no local. O Ministério Público reuniu provas de que os sem-terra teriam cometido crime na invasão. A ordem de desocupação é do juiz Orlando Fachini Neto. Estão no local três promotores de Justiça e uma juíza.
(Por Humberto Trezzi, Zero Hora, 17/06/2008)