O deputado estadual Nelson Härter (PMDB) solicitou a realização de audiência pública, na Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa gaúcha, na qual exerce a função de presidente, com o propósito de formalizar apoio e promover a divulgação estadual da experiência com o uso do ecoduto. A decisão ocorreu a partir de reunião que manteve com o idealizador do mecanismo, arquiteto Fernando Caetano e com o engenheiro Antônio César Santos, ocorrida na sexta-feira (13/06), na Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim/Universidade Federal de Pelotas.
No encontro, Härter conheceu o sistema de ecoduto, no qual os pneus inservíveis viram saneamento, eliminando o passivo ambiental e o criatório de vetores nocivos à saúde da população, trazendo oportunidade de renda a catadores e atendendo a resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Neste sentido, foi relatada experiência que os profissionais executam, junto a perímetro de dois quilômetros e meio, na vila Darci Ribeiro, no bairro Areal, em Pelotas, entre outras localidades da região. O ecoduto reaproveita pneus radiais de veículos de passeio e carga na fabricação de tubos pré tensionados para uso em drenagem e tratamento de efluentes de esgoto doméstico, retirando da natureza um resíduo com potencial de disseminação de vetores.
Härter avalia que a proposta merece ser objeto de maior atenção, tendo em vista dos inúmeros benefícios que trará para o desenvolvimento regional, em importantes aspectos. Segundo apurou, esta nova tecnologia possui elevado alcance ecológico-social e multiplicação rápida, principalmente, por ser capaz de formar uma rede de saneamento ambiental necessária à maioria das cidades que sofrem com a deposição de pneus inservíveis no meio ambiente, na medida em que é verificado aumento na frota de veículos, fato gerador de forte passivo ambiental. Para tanto, já providencia outras ações com o intuito de auxiliar na expansão e viabilização do projeto.
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 16/06/2008)