O grupo técnico da Assembléia Legislativa gaúcha que trabalha as questões ligadas à energia, dentro do Programa Sociedade Convergente, realizou reunião na manhã desta segunda-feira (16/06). O grupo deve apresentar, até o dia 30 de junho, um relatório sobre a questão e que deverá ser debatido em reuniões por todo o Estado.
Durante a reunião, os integrantes do grupo técnico discutem temas ligados à energia, como geração, distribuição, eficiência energética e fontes alternativas. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em cinco linhas: transmissão e infra-estrutura necessária, fontes renováveis (biodiesel, bioenergia), energia hídrica, combustíveis fósseis (carvão) e eficiência energética. Para cada um destes itens serão elencadas metas e propostas do que se deve fazer nos próximos 30 anos.
De acordo com o coordenador do grupo, Cícero Zanoni, já existem estudos feitos pelo Rumos 2015 e Agenda 2020, mas as análises pretendem ir além e buscar as formas de como colocar em prática estes estudos, identificando as fontes de recursos. " Ir além significa implementar estes programas, definir como gerenciá-los, com que órgãos; enfim, chamar a sociedade organizada para discutir e gerenciar, de tal forma que nós possamos angariar mais recursos, além daqueles advindos dos contratos com as concessionárias de energia", finalizou Zanoni.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 16/06/2008)