O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), manteve audiência na manhã desta segunda-feira (16/06) com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e outras autoridades para tratar do Parque do Delta do Jacuí. O encontro visou unir esforços para a agilização do processo de regularização das áreas de preservação ambiental do parque.
Parlamento como força articuladora
Moreira disse que o que se está fazendo é um processo de articulação política, um dos papéis mais nobres e fundamentais do Parlamento, que é ser viabilizador de processos e que resulta na prática integrada de governos. "Se tivermos um projeto tecnicamente bem estruturado, com um passo-a-passo estabelecido, é possível resolver definitivamente o Parque do Delta do Jacuí, não permitindo mais a expansão da ocupação urbana e resolvendo definitivamente as áreas consolidadas, de tal forma que se possa ter convívio harmônico e qualidade de vida para quem lá vive", salientou Moreira.
O presidente disse que a região do Delta do Jacuí é uma cicatriz social e ambiental, e que seria importante a mobilização convergente de todas as forças para solucionar o problema. "O que eu estou pedindo é que não se trabalhe exclusivamente com uma definição 100% ideal, do ponto de vista técnico. É preciso começar imediatamente pelo que é possível, como a demarcação, definir os investimentos, fazer um projeto de regularização fundiária, enfim, trabalhar um projeto que tenha começo, meio e fim, e que seja plausível para o cidadão que mora lá", concluiu Moreira.
Estado pede mais prazo
O prefeito José Fogaça disse que é importante que se inicie a identificação e demarcação dos limites do Parque do Delta do Jacuí para que não se atrase todo o processo. O secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, disse que o Estado está pedindo a reconsideração dos prazos dados pela Justiça para a regularização da área do parque. "Nós já temos um programa de implantação, mas para detalhar o programa e as fontes de recursos é necessário que se tenha tempo adequado", declarou Pires.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 16/06/2008)