Dinâmica e estética urbana pautarão os debates desta quarta-feira (18/06) no fórum "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro", no teatro do prédio 40 da PUCRS, numa promoção da Câmara Municipal, a partir das 8h15min. As conclusões e encaminhamentos do fórum serão sistematizadas no dia 22 de julho com a realização de um seminário de encerramento. O objetivo é discutir e antecipar soluções para os principais problemas de infra-estrutura da Capital. A coordenação geral é do professor João Carlos Brum Torres.
O encontro de quarta-feira terá como coordenador Benamy Turkienicz, Doutor em Urbanismo e professor da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs. Como palestrantes participam José Paulo Mateus, arquiteto e comissário da Trienal 2007 de Arquitetura e Urbanismo de Lisboa, e o arquiteto Moacyr Moojen Marques, diretor da Moomma Moojen e Marques Arquitetos. Os debatedores serão Briane Bicca, doutora em Urbanismo coordenadora do Projeto Monumenta Porto Alegre, e Tiago Holzmann, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
À tarde, as oficinas terão a coordenação de Rômulo Krafta, arquiteto e Ddoutor em Urbanismo; Carlos Eduardo Comas, arquiteto e Doutor em Arquitetura e coordenador do Propar, e Tânia Rossari, antropóloga e professora da Faculdade de Arquitetura da Unisinos.
A Câmara Municipal tem como parceiros na organização do fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro a Sociedade de Engenharia do RS, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e a Confederação Nacional dos Municípios.
As conclusões do seminário de encerramento servirão de base para a criação de um instituto de altos estudos sobre Porto Alegre que objetiva a discussão permanente de problemas de infra-estrutura da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas pelos telefons 3225.3996, 3225.6910 e 3061.3000, ou diretamente na página eletrônica da Câmara Municipal (www.camarapoa.rs.gov.br)
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 16/06/2008)