Inclusão no novo sistema informatizado do Departamento de Produção Vegetal (DPV) é pré-condição para os produtores gaúchos venderem seus produtos de origem vegetal a partir de julho
Os produtores de pinus no Estado têm até o dia 20 de junho para cadastrarem suas propriedades no Sistema de Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio. A inclusão no novo sistema informatizado do Departamento de Produção Vegetal (DPV) é importante porque, a partir do dia 20 de julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento só irá aceitar Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) de propriedades devidamente cadastradas no SDA.
Para esclarecer as dúvidas e passar todos os elementos necessários ao procedimento, o engenheiro florestal e chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Paulo Olovate, reuniu, nesta segunda-feira (16/06), os responsáveis técnicos pelo processo de certificação fitossanitária de origem para florestas de pinus. Olovate relatou o conteúdo das Instruções Normativas (INs) 54 e 55, publicadas em dezembro de 2007.
"Estas novas INs abordam a defesa agropecuária, o sistema de informatização, o procedimento de cadastro das propriedades rurais e as unidades de produção e de consolidação de serrarias", disse Olovate. Estiveram presentes agrônomos e engenheiros florestais vinculados à Ageflor e da Sindimadeira.
(Governo do Estado, 16/06/2008)