Diagnosticar os entraves e as oportunidades do reflorestamento nas propriedades rurais da região, traçar estratégias para a cadeia produtiva da madeira e formular propostas para as políticas públicas são alguns dos objetivos do Congresso Florestal, em Lagoa Vermelha. O evento será realizado hoje (17/06), na Associação Atlética do Banco do Brasil, a partir das 8h45. O Congresso constará com a participação de técnicos, empresários, lideranças, produtores e demais integrantes da cadeia madeireira.
De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Mello, nesse congresso serão apresentadas propostas para o 10º Congresso Estadual Florestal e 1º Seminário do Mercosul da Cadeia da Madeira, que ocorrerá de 19 a 22 de agosto, em Nova Prata.
Para dar início ao Congresso, será apresentado o Programa Florestal e Ambiental do Nordeste Gaúcho - Região da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense - Amunor. Após, representante do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente fala sobre o Marco Legal e os entraves da legislação florestal. Na seqüência, representantes da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais apresentam o Programa Floresta Indústria RS, Zoneamento Ambiental da Silvicultura e Projeto Estruturante da Madeira. À tarde, grupos de trabalho vão tratar dos temas Marco Legal, políticas públicas e inovações tecnológicas.
O Congresso Florestal está sendo promovido pela Emater/RS-Ascar, Comitê Técnico Florestal da Amunor, Prefeitura de Lagoa Vermellha e demais entidades. Informações pelo fone: 54 3353-1154 e 54 3358-1471.
(Governo do Estado, 16/06/2008)