Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados pode tornar obrigatório o plantio de mudas de árvores toda vez que alguém casar, se divorciar, comprar um carro zero quilômetro ou construir imóveis residenciais e comerciais.
De acordo com o projeto do deputado Manato (PDT-ES), noivos teriam que plantar 10 mudas de árvores para casar. No divórcio, seriam 25 mudas. No caso da compra de veículos, são 20 mudas para carros, 40 para os de médio porte e 60 para veículos pesados. As construtoras também seriam obrigadas a plantar 10 mudas para cada imóvel residencial e 20 para cada unidade comercial.
Se for transformado em lei, o projeto obrigará o plantio de pelo menos 65 milhões de árvores por ano pelo país.
Segundo Nilson Máximo, coordenador de fomento florestal da entidade ambientalista SOS Mata Atlântica, toda iniciativa para incentivar o plantio de árvores é válida, mas nem sempre eficaz, pois é preciso um acompanhamento de dois anos para que a muda tenha chances de chegar à fase adulta.
Manato disse não se preocupar com o choque que pode ocorrer entre o projeto, se for aprovado, e as legislações de estados e municípios sobre normas para o plantio de árvores.
— É preciso começar por algum lugar. Tem que começar por uma lei federal — afirmou o deputado.
O projeto prevê ainda a substituição do plantio pela doação de mudas ao órgão municipal de urbanização ou o pagamento de R$ 1 para cada muda devida.
(ClicRBS, 15/06/2008)