Objetivo é ensinar as crianças como separar o lixo reciclável, principalmente baterias
O mascote Seletivo está fazendo sucesso entre a criançada de Nova Hartz. Com ele, aprendem como separar o lixo reciclável. A última lição ensinada é sobre a separação de pilhas e baterias usadas. Para facilitar a iniciativa, a prefeitura está instalando na cidade os Papa Pilhas, lixeiras adequadas para o recolhimento e armazenamento do material. Ao todo, 20 lixeiras serão distribuídas pela cidade. A ação integra a campanha Cidade Limpa.
Os Papa Pilhas estão sendo instalados em escolas, lojas e supermercados, e neles a comunidade pode depositar com segurança pilhas e baterias usadas, que geralmente eram colocadas junto ao lixo doméstico. O engenheiro Ambiental da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, Fernando Von Mühlen, e o diretor de Limpeza Urbana, Cary Camargo, realizaram palestras nas escolas municipais José Schmidt e Bernardo Lemke, durante a entrega dos Papa Pilhas, na quarta-feira.
Nesta sexta-feira, serão instaladas as lixeiras em escolas do município. “A proposta das palestras e a implantação das lixeiras é esclarecer sobre o perigo das pilhas e baterias velhas para a saúde das pessoas e para o meio ambiente”, enfatiza Camargo. A equipe da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente recolherá o material usado e encaminhará para locais que recebem e reciclam. Segundo Camargo, depositadas em aterros sanitários, as pilhas podem vazar e contaminar o lençol freático. “A conscientização é a chave disso”, destaca o prefeito Antonio Elson Rosa de Souza (PT).
(Jornal NH, 16/06/2008)