Empresa recolherá este óleo para utilização em outras finalidades
O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Sapiranga lançou a campanha De Olho no Óleo para chamar a atenção e a responsabilidade da população para um problema ambiental muito antigo que até pouco tempo vinha passando despercebido por todos. Trata-se da disposição final do óleo usado de cozinha. Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Júlio Agápio, este tipo de resíduo sempre teve (e tem) como destinação a pia, o vaso sanitário ou mesmo o solo. No entanto, este descarte, aparentemente inofensivo, pode acarretar num sério problema ambiental que é a contaminação dos recursos hídricos. “O óleo, mesmo de cozinha, tem um potencial considerável de contaminação das águas. Um litro pode contaminar milhares de litros de água. Imagine agora a proporção de contaminação que cada cidade gera com o descarte inadequado diariamente,” salienta.
De Olho no Óleo
Voltada para a preservação do Rio dos Sinos, Sapiranga lança esta campanha justamente para regrar o descarte deste óleo e dar uma destinação correta para o resíduo. Através de uma parceria com uma empresa da região, a Agrolatina, a Prefeitura criou vários Ecopontos nas escolas do município e distribuiu bombonas identificadas com o adesivo da campanha.
A idéia é que a comunidade escolar e comunidade em geral, acondicione o óleo usado em garrafas e possa levar até um Ecoponto para o descarte. Após, a empresa recolherá este óleo para utilização em outras finalidades, como incorporação em ração animal. Desta forma, a população sapiranguense estará fazendo a sua parte para a manutenção da qualidade dos recursos hídricos.
(Jornal NH, 14/06/2008)