Um grupo de pessoas participou, na manhã de ontem (15/06), do abraço simbólico ao Parque Natural do Morro do Osso, em Porto Alegre.
Realizado há sete anos durante a Semana do Meio Ambiente da prefeitura, o evento busca chamar a atenção para a importância da preservação de área verde
Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a atividade contou com a participação da Associação dos Ciclistas da Zona Sul (ACZS) e da organização não-governamental (ONG) Caminhadores RS. Mais de 120 ciclistas, caminhantes e outros ativistas se reuniram no platô do morro, a 143 metros de altitude, por volta do meio-dia. Os participantes de bicicleta partiram do Parque Marinha do Brasil, e outros ativistas largaram, a pé, da sede do Parque Natural do Morro do Osso.
Conforme o presidente da ACZS, Paulo Alves, a presença da comunidade caingangue no local preocupa os defensores do parque.
- Não somos contra os índios, mas somos contra a permanência deles.porque estão fazendo extrativismo e abrindo a mata no interior do morro.
Para o diretor-presidente da ONG, Rotechild Prestes, a vista panorâmica no local permite perceber o crescimento da área urbana da Capital nos últimos anos.
- A área verde da cidade está diminuindo devido a construções. Há quatro anos, quando começamos a participar, a vista não era assim.
A atividade, que estava marcada para o domingo anterior, foi transferida devido ao mau tempo.
(Zero Hora, 16/06/2008)