Cerca de 405 envelopes de herbicidas estavam escondidos em um sofá
Uma operação de investigação de contrabando de agrotóxicos coordenada pela Polícia Federal teve a colaboração do Escritório Regional do Ibama de Passo Fundo (nos dias 10 e 11/06) quando foram confirmadas denúncias de venda do produto contrabandeado nos municípios de Fortaleza dos Valos, Espumoso e Lagoa dos Três Cantos, localizados no Planalto Médio do Estado.
Segundo o analista ambiental Márcio Lucca, chefe do Escritório do Ibama, foram apreendidos 405 envelopes (de 10 gramas cada) do herbicida Herbex e 200 gramas do Inseticida Biogard 70 WS. O Herbex é utilizado nas culturas de arroz, soja e trigo. Os agrotóxicos clandestinos são procedentes de Canelones (Uruguai) e estavam escondidos dentro de um sofá com encosto removível, em uma empresa de comércio de insumos agrícola e calcário, localizada no centro do Município de Fortaleza dos Valos (distante 329 quilômetros da Capital).
Márcio Lucca ressalta que a apreensão foi efetuada com o próprio distribuidor. Este tipo de apreensão é rara, pois normalmente os agrotóxicos contrabandeados são encontrados com agricultores, e não no ponto de venda.
O proprietário foi multado em R$ 35.000,00 e conduzido pela Policia Federal à Delegacia Regional da Policia Federal em Passo Fundo. Também foram vistoriados outros pontos de venda de agrotóxicos na Região. A operação faz parte de um trabalho de cooperação do Escritório do Ibama de Passo Fundo com a Delegacia Regional da Polícia Federal naquela cidade.
(ClicRBS, 13/06/2008)