O Senado Federal dedicou-se, ao longo de toda a semana passada, a mostrar as iniciativas da Casa em prol do meio ambiente e a despertar a comunidade - funcionários, estudantes e demais cidadãos que visitam o Congresso - para a importância da preservação da natureza. As atividades se deram na 3ª Semana do Meio Ambiente, integrando a programação palestras e exposições, além de uma sessão especial do Congresso Nacional para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Na segunda-feira (09/06), a programação foi aberta com apresentações do Coral do Senado em várias dependências da Casa. O grupo vocal cantou músicas de Caetano Veloso, Antônio Vaz, Ary Barroso, Vinícius de Moraes e Edu Lobo, chamando a atenção do público para o início das atividades em comemoração ao mês do meio ambiente. A regente do coral, maestrina Glicínia Mendes, procurou incentivar o público a mudar de postura em relação ao desperdício de material e de recursos naturais.
A sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi realizada na terça-feira (10/06) e contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Nesse mesmo dia, também foi aberta a mostra EcoSoluções, reunindo trabalhos de 16 instituições, entre as quais o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Petrobras. A exposição, encerrada nesta sexta-feira (13/06), exibiu ações desses órgãos voltadas para o uso consciente dos recursos naturais e para a gestão ambiental nas áreas de descarte, tratamento e reaproveitamento de resíduos.
Ainda na terça-feira (10/06), o arquiteto e integrante do projeto Senado Verde Márcio Stanziona Viggiano apresentou palestra sobre as medidas adotadas pelo Senado para evitar o desperdício de recursos e reutilizar materiais. Direcionada a estudantes de Arquitetura, a palestra teve como tema "Diretrizes de sustentabilidade para edifícios públicos". Outro tema abordado em palestra, durante o evento, versou sobre "O papel da comunicação nos conflitos socioambientais", contando com a participação do consultor do Senado Ivan Dutra e dos jornalistas José Carlos Sigmaringa e George Cardim, da Rádio Senado, e Ana Raquel Macedo e Mônica Montenegro, da Rádio Câmara.
Na quinta-feira (12/06), foi promovido o seminário "Uso de potenciais hídricos: a questão da transposição das águas", tratando do projeto do governo federal de transposição das águas do Rio São Francisco. Os palestrantes detalharam questões relativas ao projeto e debateram a viabilidade da transposição. Participaram do seminário o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Oscar Cordeiro; o consultor do projeto de integração do rio São Francisco, Rômulo de Macedo Vieira; o consultor legislativo do Senado Joldes Muniz Ferreira; além de especialistas da área.
Outras atividades socioeducativas também integraram a programação da 3ª Semana do Meio Ambiente, como a apresentação do grupo brasiliense "Mamulengo Alegria". O programa Senado Verde, que participou da organização do evento, distribuiu kits ecológicos compostos por blocos de anotações produzidos com aparas de papel, uma sacola de compras reaproveitável e uma caneca de cerâmica. Tal iniciativa busca reafirmar o compromisso do Senado com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
(Agência Senado, 13/06/2008)