A China defende o aumento da cooperação com o Japão em diferentes assuntos internacionais, incluindo a prevenção de desastres naturais, segundo publica neste domingo o jornal oficial "China Daily".
"A China quer aumentar a coordenação e a cooperação com o Japão em vários temas, como a prevenção de desastres naturais, para beneficiar ambos os povos e os habitantes de toda a Ásia", declarou a porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Jiang Yu.
Jiang assegurou que a proposta segue a linha marcada pelos presidentes do Japão e da China de realizar esforços pactuados para o desenvolvimento comum da região Ásia-Pacífico.
Neste sentido, agradeceu ao país japonês e a seu governo pela solidariedade e assistência recebida após o terremoto de 12 de maio em Sichuan, que já soma quase 90 mil falecidos e desaparecidos.
Além disso, Jiang informou que tanto o presidente da China, Hu Jintao, como o primeiro-ministro, Wen Jiabao, enviaram suas condolências ontem ao Japão em motivo do terremoto que castigou o arquipélago.
Pelo menos três pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridos por um forte terremoto de 7,2 graus na escala Richter --o maior terremoto desde 2005--, que sacudiu ontem o nordeste do Japão e que se pôde sentir também em Tóquio, a 350 quilômetros da zona afetada.
(EFE,
Folha, 15/06/2008)