Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, informou a Agência Meteorológica japonesaUm terremoto de 7 graus na escala Richter sacudiu na manhã deste sábado (ainda sexta-feira no Brasil) uma vasta região do nordeste japonês, deixando ao menos seis feridos, informou a Agência Meteorológica japonesa.
O tremor foi sentido com forte intensidade em áreas das províncias de Iwate e Miyagi, na maior ilha japonesa, a de Honshu, mas não tornou necessária a emissão de um alerta de tsunamis.
O terremoto, registrado às 8h43min (20h43min de Brasília de sexta-feira), teve seu epicentro na província de Iwate.
Segundo a rede de TV local NHK, por causa do abalo e por precaução, o funcionamento dos trens-bala que passam pela região foi suspenso. Além disso, as estradas de Miyagi foram fechadas.
O terremoto também foi sentido na região de Kanto, onde fica a capital Tóquio. De acordo com a agência Kyodo, o tremor não interferiu no funcionamento das usinas nucleares da vizinha província de Fukushima nem no do aeroporto de Sendai.
O mais grave terremoto do Japão nos últimos anos, de 7,3 graus e que ocorreu em Kobe, no oeste do país, em 17 de janeiro de 1995, deixou mais de 6 mil mortos.
(EFE,
ClicRBS, 13/06/2008)