Engajados com a questão sócio-ambiental, aproximadamente 17 mil pessoas da comunidade universitária da Universidade de Cuiabá (Unic) desenvolveram o projeto Responsabilidade Social–3R: reduzir, reciclar e reutilizar. Por meio de uma parceria entre as faculdades de Ciências Contábeis e Agronomia, educadores, servidores e estudantes estão praticando atos voltados à preocupação ambiental.
Conforme a diretora da Faculdade de Ciências Contábeis da Unic, Simone Cristina Wojcicki, atitudes como coleta seletiva do papel e redução do consumo de copos descartáveis dentro da universidade fazem parte do cronograma do projeto. Ela explica que a primeira fase está sendo a implantação dessas idéias nos demais departamentos da instituição. A segunda fase, na qual se destaca a parceria entre as duas faculdades idealizadoras do projeto, será a plantação de diversas mudas de árvores em Cuiabá.
Simone esclarece que a iniciativa surgiu a partir da preocupação da instituição em garantir melhores condições sócio-ambientais para as gerações futuras. “É uma semente que a gente tem que plantar para que assim, as pessoas tomem a consciência da importância da preservação dos recursos naturais”.
Segundo a diretora, o projeto será expandido por meio dos fornecedores que atendem a universidade e dos próprios acadêmicos. Ela diz que foram criadas equipes que vão fiscalizar a coleta seletiva dos papéis e dos copos descartáveis, no intuito de garantir que esses materiais sejam destinados a alguma ONG que desenvolve trabalhos sociais. E que, a partir do lançamento do projeto, que ocorreu no Dia Internacional do Meio Ambiente, último dia 5, a universidade somente receberá fornecedores que tem o compromisso com o meio ambiente. “Não vai ser fácil. Porque as pessoas têm o hábito de agir de forma com que não se preocupam com a escassez dos recursos naturais. Mas muitos estão adquirindo essa consciência do seu papel diante da sociedade e do meio ambiente”.
(Diário de Cuiabá, 13/06/2008)