Um melhor aproveitamento das hidrovias, potencializando a navegação e conciliando os interesses do setor com os dos outros usos, como geração de energia, irrigação, turismo, pesca, entre outros. Esse foi o tom do discurso da solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na manhã desta quinta-feira (12/06).
Com vigência inicial de cinco anos, o acordo visa a promover um intercâmbio de informações entre as duas agências, com integração de procedimentos para apoiar o planejamento do setor de recursos hídricos no que concerne à expansão e à adequação da malha hidroviária nacional.
“O Brasil tem um potencial muito grande para a navegação, e é preciso aproveitar melhor isso, até porque essa é uma forma de transporte ‘limpa’”, afirmou José Machado, diretor-presidente da ANA.
Para ele, o acordo é importante para o planejamento integrado. “Não é possível pensar em apenas um setor usuário de água: quem sabe um dia não faremos um acordo multilateral envolvendo os setores de recursos hídricos, de navegação, de geração de energia, de turismo, de saneamento etc.?”, concluiu.
Em sua fala durante a cerimônia de assinatura, o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, reforçou que, ao expandir e melhorar as hidrovias, é possível tornar mais eficiente o escoamento de produções.
(Por Denise Caputo, Ascom ANA, 12/06/2008)