De 13 a 18 de julho, o deputado estadual Alexandre Cesar (PT-MT) participará da 60ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade de Campinas (Unicamp), São Paulo. No dia 18, o parlamentar será um dos três participantes da mesa-redonda sobre os grandes impactos negativos das siderurgias brasileiras: carvoarias e desmatamentos, juntamente com as professoras Sonia Hess da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Elizabeth Dias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após a mesa-redonda, os professores terão ainda 30 minutos para a discussão do tema com o público.
O deputado Alexandre Cesar participa da 60ª reunião da SBPC enquanto professor licenciado de Direito Ambiental na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele é também pesquisador associado do Centro de Pesquisas do Pantanal, organização que reúne pesquisadores das Universidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de órgãos públicos dos governos estaduais e federal.
A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou cor político-partidária, voltada principalmente para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Sua sede nacional fica em São Paulo, mas a SBPC também está presente em outros estados por meio de secretarias regionais que promovem encontros e atividades de difusão científica em todo o país.
A entidade organiza reuniões anuais com a participação de sociedades e associações científicas das diversas áreas de conhecimento, nas quais comparecem milhares de cientistas, professores, estudantes, profissionais liberais e demais interessados na discussão de temas ligados à ciência e tecnologia nacionais. Além disso, promove encontros e cursos destinados a familiarizar a sociedade com o trabalho científico.
(Por Andrea Godoy, AL-MT, 12/06/2008)