Catadores de seis municípios da Região Metropolitana serão beneficiados com a construção e ampliação de galpões de reciclagem, financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para as construções, que ficarão em Cachoeirinha, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo e Sapiranga, o governo federal destinará R$ 1,7 milhão. A distribuição dos recursos foi apresentada ontem durante a Oficina de Avaliação e Planejamento da Coleta Seletiva, no Departamento de Engenharia Mecânica da Ufrgs. A atividade é uma promoção do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores. Os galpões serão destinados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Nos espaços, haverá a instalação de prensas, elevadores hidráulicos, além de carros de transporte e equipamentos. Cada galpão deve gerar pelo menos 80 empregos diretos, segundo o consultor do comitê, Fábio Cidrin. 'Para a liberação dos recursos, os municípios precisam indicar os terrenos e entregar a documentação necessária à Caixa Econômica Federal', afirmou. Após a assinatura dos contratos, a conclusão das obras é prevista para seis meses.
Em todo o país, recursos do PAC Resíduos Sólidos serão investidos em doze regiões metropolitanas. A oficina também tratou da implementação do decreto 5.940/06, que institui a coleta seletiva nos órgãos públicos federais para destiná-la a organizações de catadores.
(Correio do Povo, 13/06/2008)