Se depender dos discursos dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, as brigas entre os dois ministérios são coisa do passado. Numa demonstração de que pretende trabalhar em parceria com Lobão, Minc anunciou ontem que o Ibama deverá antecipar a emissão da licença de instalação da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, permitindo o início das obras. "Trabalhávamos com a data de 31 de julho para a liberação da usina, mas nossa perspectiva é a de antecipar esse prazo em pelo menos quatro ou cinco dias."
O anúncio foi feito por Minc após participar, no Palácio do Planalto, da solenidade de assinatura da concessão de Santo Antônio. O projeto, de 3.150 megawatts (MW), foi arrematado em dezembro passado pelo consórcio Madeira Energia S.A. O consórcio pretende iniciar as obras em Rondônia em agosto. Mas, para isso, precisa que o Ibama libere a licença de instalação da usina.
O ministro Edison Lobão aproveitou a solenidade para elogiar o colega do Meio Ambiente. "Tenho uma aliança com o Minc, que é indestrutível. Não há intriga que nos faça separar", declarou Lobão, arrancando sorrisos do presidente Lula e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que acompanhavam a cerimônia.
Lobão disse que a relação com a ex-ministra Marina Silva não era ruim. "Mas devo admitir que melhorou significativamente com o novo ministro, que tem visão muito próxima da minha no que diz respeito à rapidez com que as licenças devem ser examinadas."
(Por Leonardo Goy e Lu Aiko Otta, O Estado de São Paulo, 13/06/2008)