Na segunda-feira (09/06), o prefeito João Aurélio Wildner esteve em Porto Alegre, onde levou em mãos para o Banrisul e Caixa Econômica Federal (CEF) a documentação referente à medição da primeira etapa da canalização das ruas Ervino Kuhn, Fernando Rohde e das Hortênsias, buscando a liberação de uma parcela dos recursos que serão pagos diretamente aos fornecedores dos tubos e dos materiais para a construção das bocas-de-lobo. O valor total será de R$ 73 mil.
Aproveitando a sua estada em Porto Alegre, Wildner esteve no Tribunal de Justiça onde verificou o andamento do processo de desapropriação de uma área de terras que está destinada para a construção do prédio que vai abrigar uma escola de Ensino Infantil. Segundo Wildner, toda a documentação já está há vários meses no Ministério da Educação e Cultura (MEC) em Brasília, aguardando somente a averbação da área definitiva em nome do Município.
Wildner informa que o município está habilitado para receber os recursos para a execução, faltando somente a escritura que está tramitando. “Estamos acompanhando os prazos de tramitação dentro do processo”, salienta o prefeito. Ele acrescenta que tão logo retorne, será encaminhada para o cartório para o registro e posteriormente, para a assinatura do convênio.
O processo de desapropriação iniciou em novembro de 2007 onde foi depositado o valor de R$ 235 mil (pagamento à vista) e agora está no aguardo da decisão e do termo de posse da área. Tudo foi feito de forma amigável, tendo a compreensão dos proprietários por se tratar de uma área de interesse público e posteriormente, a construção de uma escola de Educação Infantil pra atender a demanda e já prevendo uma procurar maior por vagas nos próximos anos.
(Por Edemar Etges, Folha do Mate, 12/06/2008)