Nesta quinta-feira, dia 12, será lançado via web o segundo volume da série Financiamento e Fomento Ambiental no Brasil. O tema desta edição é “Fontes de recursos financeiros para a gestão pública: cenários e estratégias de captação para o funcionamento de fundos socioambientais”. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Rede Brasileira de Fundos Socioambientais, o lançamento acontecerá na primeira Videoconferência Nacional das Comissões Técnicas Tripartites (CTTEs) de meio ambiente e será transmitido pela internet aos interessados.
Editada pela Rede de Fundos, a publicação traz uma coletânea de artigos sobre os cenários do financiamento ambiental no país, preparação institucional para captação de recursos financeiros, além de um cardápio de fontes de financiamento e alguns exemplos bem-sucedidos na gestão pública.
Para Fernando Tatagiba, coordenador da Rede no Funbio e um dos autores, o livro é uma ferramenta importante para os gestores públicos ambientais porque dá um panorama atualizado das possibilidades de financiamento ambiental. “O primeiro volume, lançado em 2007, apresentou a história da criação da rede e o trabalho de capacitação dos fundos; este agora mostra ferramentas concretas para a gestão financeira. Outras edições já estão no forno e devem ser publicadas ainda em 2008”, avisa.
A Rede Brasileira de Fundos Socioambientais reúne cerca de 100 fundos ambientais de todo o país, a maioria do setor público, e tem como objetivo articular as diversas ações de financiamento da Política Nacional de Meio Ambiente, estabelecendo um diálogo entre a União, os estados e os municípios. A intenção é fazer com que exista convergência das ações de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável no país, evitando a superposição de investimentos e direcionando os recursos para áreas consideradas prioritárias. Atualmente a secretaria da Rede está localizada no Funbio.
(
Celulose Online, 12/06/2008)