O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) propôs em Plenário, nesta quarta-feira (11/06), a celebração de grande pacto ambiental na Amazônia, que envolva autoridades governamentais de todas as esferas, representantes de produtores rurais e da sociedade civil e possibilite o desenvolvimento sustentável da região.
O parlamentar defendeu a ampliação para toda a região amazônica do projeto Lucas do Rio Verde Legal, da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde (MT) e da ONG internacional The Nature Conservancy (TNC). A iniciativa pretende tornar o município mato-grossense o primeiro a ter todas as propriedades rurais regularizadas do ponto de vista do Código Florestal. Isso transformaria Lucas do Rio Verde em uma das únicas localidades do país a não possuir qualquer espécie de passivo sócio-ambiental no setor agropecuário, a estar livre de problemas trabalhistas e a fazer uso correto e seguro de agroquímicos.
- Já está mais do que na hora de enfrentar essas questões [ambientais] com maturidade e equilíbrio. Os procedimentos convencionais adotados até aqui se mostraram ineficazes. É necessário, agora, além de somar esforços entre governo e povo, que os órgãos públicos envolvidos na busca dessa solução estejam em sintonia ao traçar suas ações de luta contra esse estado de coisas. E deverão fazê-lo sem preconceitos, mas com muita responsabilidade social e ambiental - disse.
(Por Laércio Franzon, Agência Senado, 11/06/2008)