Em discurso nesta quarta-feira (11/06), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) alertou para as responsabilidades com o meio ambiente por parte de uma geração consciente dos danos à natureza causados pelo ser humano. Na opinião do parlamentar, o homem, anteriormente iludido, considerou-se por muito tempo o mestre e o senhor do planeta, convertendo-o fantasiosamente num palco para sua aventura, atitude que já não é mais viável.
- Perdemos o álibi da ingenuidade e da inocência. Infelizmente, nosso conhecimento nos impõe uma responsabilidade, diante das próximas gerações, que as gerações passadas não tiveram conosco na mesma medida - advertiu.
Raupp observou que agora dois desafios se colocam de forma dramática: reintegrar o gênero humano a um padrão de interdependência com o meio ambiente e impedir que as relações econômicas nesse novo quadro repitam o esquema de supremacia dos países ricos sobre os demais.
- Hoje, a questão ambiental diz respeito à nossa própria sobrevivência como espécie. Mas ela envolve também, e de forma importante, questões de justiça que ainda lutamos para equacionar adequadamente - considerou.
De acordo com o parlamentar por Rondônia, "séculos de exploração intensiva e de grande liberalidade com os recursos naturais" foram os pré-requisitos do atual estágio de prosperidade das economias mais desenvolvidas. De todo modo, reforçou o senador, não há escolha senão colaborar e trabalhar conjuntamente, apesar da distância que separa ricos de pobres.
(Por Nelson Oliveira, Agência Senado, 11/06/2008)