Ao registrar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente ocorridas no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (11/06), o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) listou uma série de acontecimentos do Brasil atual que, em sua opinião, permitem traçar um cenário otimista para o desfecho da crise ambiental que assola o país.
Segundo Quintanilha, há no Brasil de hoje uma visível conscientização da população com relação aos problemas ambientais, com as gerações mais jovens se importando cada vez mais, por exemplo, com a preservação dos recursos hídricos, animais e vegetais.
Quintanilha considerou também como ponto positivo no cenário nacional a mobilização do governo federal em busca da definição de um modelo regulatório para inibir as ações predatórias contra as florestas.
No âmbito do Senado, Quintanilha ressaltou a importância de medidas adotadas pela instituição, dentro do programa Senado Verde, visando a economia de energia elétrica, água e papel.
- Nós efetivamente, só conseguiremos um estágio ideal de convivências das atividades desenvolvimentistas quando elas ocorrerem em harmonia com as atividades preservacionistas. O desenvolvimento tem de caminhar ao lado, de forma conjunta, com a preservação ambiental - disse.
(Por Laércio Franzon, Agência Senado, 11/06/2008)