Sapucaia do Sul - O diretor-técnico da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), de Canoas, e coordenador do Fórum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia, Paulo Ricardo Azevedo apresentou na tarde de terça-feira (10/06), durante reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Sapucaia do Sul, o projeto de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Arco dos Morros.
Durante o encontro, Azevedo defendeu a articulação de soluções que privilegiem tanto o desenvolvimento quanto a preservação do meio ambiente. A APA será criada para proteger a região dos morros areníticos que engloba territórios dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Gravataí.
Para Azevedo, é necessário levar as informações sobre a criação da APA aos mais diversos setores da comunidade. “Quanto mais pessoas, melhor’’, afirmou o coordenador. O presidente do Centro de Estudos Ambientais (CEA) de Sapucaia do Sul, Odi Silva, acredita que o projeto vem sendo bem visto pela comunidade. “Eu vejo simpatia das pessoas onde a gente coloca a APA.’’
O diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente (Semas) de Sapucaia, Rafael Ströher, questionou a escolha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para o envio do pedido de criação da APA. Para Ströher, o processo deverá demorar a ser efetivado no órgão.
Segundo Azevedo, a escolha se deu por meio de votação, tendo como alternativa a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e teve como um dos argumentos mais importantes a influência que a Refinaria Alberto Pasqualini, que participa da articulação do projeto, poderia ter junto ao governo federal. “Mas um caminho não inviabiliza o outro’’, defende o coordenador.
Com a criação da APA, devem ser preservados os banhados da margem esquerda do Rio dos Sinos. Segundo o projeto, a área de proteção ambiental compreenderá os morros Sapucaia, do Chapéu e das Cabras, de Sapucaia do Sul; o Morro do Paula, de São Leopoldo; Leão e Leãozinho, de Novo Hamburgo; Morungava, Quebra-dentes, Agudo e Itacolomi, de Gravataí.
A localidade abriga ainda nascentes de arroios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, como o José Joaquim, de Sapucaia, e o Kruze, que corre também por São Leopoldo. Além disso, a iniciativa pretende fomentar na região dos morros uma alternativa de turismo, que traria renda aos moradores locais. Atualmente, o projeto tramita no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ainda não há, no entanto, resposta quanto à criação da área de proteção.
(Jornal VS, 11/06/2008)