Os desafios da olivicultura no Rio Grande do Sul, as possibilidades do plantio de oliveiras e a industrialização do azeite de oliva no Estado. Estes foram os principais temas da reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (11/06) no plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O debate fez parte da série Diálogos de Convergência e foi promovida em conjunto pelo Fórum Democrático e pela Comissão de Economia e Desenvolvimento, presidida pelo deputado Nelson Härter (PMDB).
Na reunião foram ouvidos produtores, cooperativistas e especialistas no plantio de oliveiras e na produção de azeite de oliva. O parlamentar destacou as potencialidades do Estado na olivicultura. "Acredito no avanço da cultura, uma vez que temos condições climáticas, de solo e qualidade,além da tecnologia que está sendo estudada agora pela Embrapa, pela Fepagro e pela Emater" salientou Härter.
Outro ponto destacado pelo peemedebista foi a importância do crescimento do plantio de oliveiras no sentido de contribuir para o crescimento da região Sul, gerando emprego e renda e a possibilidade dos pequenos produtores terem mais uma fonte de renda. "Os estudos realizados viabilizam para que não só os grandes produtores, mas também os pequenos plantadores, possam ter a sua atividade. Para isso, estamos buscando junto à Caixa-RS financiamento para olivicultura", enfatizou o parlamentar. A qualificação da mão-de-obra e uma correta avaliação da realidade da Metade Sul é outra preocupação de Nelson Härter.
O deputado solicitou audiência pública conjunta com o Diálogos de Convergência para discutir o andamento conjunto do desenvolvimento econômico com a planta social da Região Sul. "Foram convidados especialistas no estudo estatístico do desenvolvimento da Metade Sul e representantes empresariais. Acredito que, assim, a Assembléia Legislativa cumpre seu papel de intermediar as discussões e contribuir para o desenvolvimento da nossa região" disse Härter. A audiência pública já está marcada para o dia 18, na Fenadoce às 18h30min.
(Por Felipe Cogo, Agência de Notícias AL-RS, 11/06/2008)